terça-feira, 23 de dezembro de 2014

USHUAIA 2014, 3-FINALMENTE, INDO A USHUAIA

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Passado o desastre climático que passou pela região daqui da Fronteira da Paz, posso seguir com a história da viagem...
Antes que eu esqueça, Feliz Natal! Feliz Navidad!
(Texto revisado em 26/12/2014.)

FINALMENTE, INDO A USHUAIA:
Nosso planejamento era de sair de La Plata no dia 15 para chegar no 21 em Ushuaia, rodando 7 dias, sem pressa. No entanto ficamos o sábado 15 em La Plata, e nos deparamos com um evento para ajudar justamente o Pelado de Obregón, o colega que nos recebeu na cidade. Com isto tivemos que ficar o domingo 16 e nos restou apenas 5 dias para andar de La Plata a Ushuaia... cerca de 3.000 Km com a média de 600 Km/dia com um grupo que tinha 4 motos com 4 padrões de velocidade ideal... de 90 a 130 Km/h... não tem como fazer a turma entrar em acordo e com o passar dos primeiros dias eu assumi  naturalmente o papel de "Capitão de estrada" (Capitán de ruta). Tínhamos que fazer a média de 600 Km/dia com um grupo meio heterogêneo e, tentando manter 110 Km/h, fazer 850 Km no primeiro dia.

Capitão de estrada/Capitán de ruta: Essa eu não esperava, pois tive que lidar com os egos, fraquezas, virtudes e necessidades de todos... que todos nós tínhamos. Então eram 5 egos, 5 conjuntos de fraquezas, 5 conjuntos de virtudes e 5 conjuntos de necessidades para serem administrados. Desculpem a sinceridade, mas foi "foda"! Alias, "foda" teria sido bem melhor... foi uma MERDA mesmo. Não era exatamente isso que eu queria para minhas férias... e nestes dias (abaixo relatados) esse papel se mostrou mais crítico.

(O TEXTO CONTINUA LOGO ABAIXO DAS FOTOS, com a história, dia a dia)

FOTOS DOS 6º, 7º e 8º DIAS (17 a 19/NOV):
 

FOTOS DOS 9º, 10º e 11º DIAS (20 a 22/NOV):
 

Esta eu devia à compatriota brasileira que encontrei, ela constituiu uma feliz família na Argentina:


6º DIA - 17/NOV: La Plata-Rio Colorado (850 Km)
Tínhamos que fazer, tentando manter 110 Km/h, 850 Km neste dia. Conseguimos, mas, sinceramente, achei que não conseguiríamos, pois uma das motos teve problema mecânico e foi consertada como foi possível nos dias anteriores. E seu piloto, o Clovis, era o de maior idade e sem experiência, ou seja, não conhecíamos os limites dele ainda. Mas, surpreendentemente, ele resistiu, e chegamos a Rio Colorado, com 850 rodados e, agora sim, me parecia possível chegarmos em 5 dias mantendo a média de 600 Km/dia...
Nessa noite tínhamos o contato do Pelado (de Rio Colorado) que nos conseguiu local no camping municipal e começou aqui uma das divergências do grupo... barraca ou hotel/hostel? Ironicamente os mais jovens preferiram dormir numa cabana enquanto nós 3, o grupo que andou junto até o fim, preferimos barraca. (Dica: Sempre faça reunião antes de sair e coloque estas coisas em pratos limpos, às claras. Nós não pudemos fazer por causa das distâncias entre nós.)

7º DIA - 18/NOV: Rio Colorado-La Grutas-Puerto Pirámides (600 Km)
Saímos meio tarde, pois o dia anterior foi complicado e tínhamos que render um pouco que fosse hoje. Fomos até La grutas e tiramos algumas fotos, cumprimos com o passeio... alí encontramos um casal em lua de mel, que tirou fotos conosco e conversamos um pouco. Seguimos bem nesse dia e fizemos uns 600 Km, a média que precisávamos manter. Isto por si só já foi bom. Mas ainda fomos surpreendidos pelo espetáculo que nos reservava o pôr do sol (el ocaso)... Puerto Pirámides já é linda, mas as cores desse pôr do sol foram lindíssimas... nesse momento nosso grupo completo, todos os 5, nos sentimos como um só, com a certeza de que a viagem já tinha valido a pena só por aquele momento que tanto nos alegrou... um espetáculo da natureza, naquele local especial com um pôr do sol sendo visto naquele ponto (na ponta do morro, no degrau mais avançado das rochas, mas tem que subir as escadas passando pelo fóssil da baleia que tem numa parade da rocha).

8º DIA - 19/NOV: Puerto Pirámides-Rada Tilly(Comodoro Rivadávia) (545 Km)
Mais um dia, mais cansaço... agora já temos ritmo de estrada, todo o grupo. Paramos no camping da Rada Tilly, muito bom, e a 15 Km ao sul de Comodoro Rivadávia.

9º DIA - 20/NOV: Rada Tilly(Comodoro Rivadávia)-Comandante Luiz Piedrabuena (540 Km)
Neste dia houve uma separação estratégica... decidimos em grupo que os mais novos, Martin e Claudia, seguiriam sozinhos... tínhamos que nos separar, pois estávamos sentindo o cansaço da viagem que estava ficando difícil de manter o ritmo a até chegar no destino final. Ocorre que a Raquel, esposa do Clovis, estava chegando de avião em Ushuaia na sexta-feira, dia 21, e iria ficar sozinha e neste momento foi fundamental usa o talento do casal de andar rápido para que conseguisse chegar no prazo e para que a Claudia do Martin pudesse acompanhar a Raquel no sábado, dia no qual chegaríamos os outros 3... e eu e Coraza focamos em "levar" o Clovis para os braços de sua amada no sábado, com segurança, o que fizemos com sucesso. O moto encontro já não era mais prioridade agora, mas a missão de ajudar o Clovis a chegar sim.

10º DIA - 21/NOV: Comandante Luiz Piedrabuena-San Sebastián (uns 500 Km)
Neste dia fizemos de Piedrabuena a (Rio) Gallegos já com início de vento lateral (tínhamos achado que sabíamos o era vento... mas aqui sim começou a se mostrar, aos poucos). Fizemos bem o caminho a Punta Delgada e pegamos a balsa para passar o canal ($120 pesos argentinos por moto). Seguimos 65 km até chegar à bifurcação entre os caminhos por Unaissin e por Cerro Sombrero... alias não passa em Cerro Sombrero mesmo, mas é isso que diz na placa. Alí seguimos para o lado que dizia "Cerro Sombrero", pois num blog já haviam informado e um caminhoneiro na fila da balsa também... dobrar na placa que dizia Cerro Sombrero e pegar o outro rípio, com 110 Km, mas firme e permitindo até de 40 a 70 Km/h (50 a 60 normalmente). Seria melhor caminho que os 60 Km de rípio solto no caminho normal... quem sabe no próximo ano esteja melhor. No entardecer chegamos a San Sebastián e o frio estava firmemente baixando a termperatura assim que o sol baixou... comemos algo e dormimos na hosteria que achamos pouco antes da migración, do lado chileno em frente aos carabineros. A janta custou mais do que a hospedagem, mas não tínhamos opção. E o frio justificou muito a hospedagem. Na Terra do Fogo acho que nem eu acamparia, devido ao frio da noite. Camping só de Piedrabuena para cima.

11º DIA - 22/NOV: San Sebastián-Ushuaia (260 Km)
Fizemos traquilamente esse dia e a migración tomou um bom tempo (inclusive, entre a migración chilena e argentina são 16 km de rípio). Depois passamos em Rio Grande, entramos e tiramos fotos, e seguimos passando por Tolhuin, com sua centenária padaria La Unión. Depois passamos pelas montanhas ("cerros") que ficam entre Tolhuin e Ushuaia... um belo caminho. Chegamos no meio da tarde em Ushuaia, passamos na recepção do moto encontro, levamos o Clovis para o Hostel encontrar a Raquel e voltamos eu e o Coraza para um moto passeio do moto encontro. O passeio foi lindo... a cada curva uma montanha nevada é avistada!

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